CIRANDA DO LIVRO

Nas rodas de história, as crianças tem acesso a variados títulos, mas a possibilidade da escolha, da descoberta, do encantamento por meio do desconhecido, novo, belo e misterioso.

É assim que através de algumas ações, relacionadas ao comportamento leitor, como a ciranda de livros, as crianças do 1° ano- Chuva de Ouro-  se apropriam de importantes procedimentos por entre o mundo da leitura e da escrita.

Nessas rodas diárias, seja em sala ou biblioteca, as narrativas contam inúmeras experiências, as quais ganham sentido e se tornam objetos de desejo e, na possibilidade de escolha, alguns critérios são utilizados pelos alunos, seja pelo reconhecimento de imagens significativas e favoritas, pela identificação dos trechos da narrativa, pelo convite através do título, pela curiosidade do que está por vir, bem como de quem serão os personagens.

“A leitura nos carrega para onde quisermos. Podemos mudar de um lugar para o outro, mas o lugar do conhecimento, da interpretação e da imaginação estarão sempre preservados“.