A escrita coletiva é um processo que pode ser utilizado com objetivos distintos em uma sala de aula. Ela pode envolver pequenos grupos, ou o grupo todo, ter a professora como escriba ou um aluno que seja capaz de atuar neste processo de produção textual, mesmo antes de terem concretizado o processo de consolidação das habilidades de leitura e escrita.
No 1º ano B da professora Bruna, a produção coletiva de texto com crianças ainda não alfabetizadas tem proporcionado a elas a compreensão de que um texto escrito tem uma estrutura a ser seguida como o quê, para quem e com qual finalidade aquilo está sendo escrito. A participação de todo o grupo é fundamental, todos colaboram com atitudes de defender ou rejeitar uma ideia, procurar as melhores letras ou palavras para frases e, à professora, cabe conduzir este processo no sentido de mostrar às crianças que, escrever exige organização de ideias para melhor comunicar aquilo que se deseja.
Ao 1° ano B Chuva de Ouro foi ofertado diversas situações de escritas coletivas tendo crianças e a professora como escriba, entre olhares atentos e contribuições significativas, obtivemos resultados de muitos avanços, ampliação de repertórios de fala, escuta, escrita, oralidade e análise linguística.
“O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita. “
Emilia Ferreiro