Meu caminho

As rodas de leituras na Educação infantil são momentos únicos e potentes e um convite para as crianças se conectarem com o mundo da literatura e da  imaginação.

A partir da leitura da história “Zekeyê vai à escola”, o grupo do G4 B da professora Paula conheceu as aventuras de um menino da cultura africana em um percurso diário até a escola e, a partir das primeiras percepções, surgem as falas:

“Ainda bem que ele sabia o caminho!”

“Eu sei o caminho da minha casa também, mais precisa passar na frente do bombeiro…”

“EU TAMBÉM! A gente mora perto então, mas na minha tem a casa amarela também!”

Observamos que as crianças atentaram às referências, ao espaço geográfico ao redor, à distância em sua rota diária. Então, a professora os convidou para uma roda de conversa sobre esse trajeto e logo surge o convite para que registrassem esse percurso assim como Zekeyê.

Mãos na massa (e na canetinha) para este registro que traz a percepção  individual de cada criança dos espaços geográficos na caminhada de casa até a escola ou ao sair de casa e observar pela janela do carro.

O resultado é sempre rico, com registros e narrativas únicas e cheias de significado para esta turma tão potente!!!

“A prova do sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança”.

Maria Montessori