Nome Próprio

No cotidiano da Educação Infantil as aprendizagens envolvem o desenvolvimento social de cada criança, sua identidade e compreensão da individualidade. Reconhecer o nome próprio é uma forma de cada criança estar no espaço da escola, como indivíduo social.

Aqui no grupo do G4A da professora Beatriz, aprender sobre o nome próprio acontece de forma natural, leve e durante as brincadeiras e, nesta proposta, as crianças exploram as letras que o compõe através do jogo com o alfabeto móvel. As letras móveis proporcionam liberdade e leveza para que as crianças explorem e, com o apoio da tarja do nome, elas o fazem com muita segurança.

Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando- se como seres individuais e sociais.

Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio.

(BNCC – O eu, o outro e o nós)