Processo de Plantio

Em projetos como da  Mostra Cultural 2023, as crianças do grupo G5B, propusemos experiências e interação com o mundo exterior, com a natureza e seus ciclos como forma de enriquecer o repertório de conhecimento das crianças.

De forma significativa, as discussões permearam o tema da fome e de como acabar com ela no mundo. A sensibilidade e consciência de cada criança sobre o assunto nos chamou muito a atenção e, apesar de muito pequenas, elas compreendem que o desperdício de alimentos pode gerar grandes problemas e que podemos ajudar a solucionar, começando a ter boas atitudes dentro da nossa própria casa e também na nossa escola, não desperdiçando alimentos na hora do lanche, por exemplo, bem como que a agricultura familiar pode contribuir.

Após conversar sobre várias formas de combater a fome…

Encontramos uma solução que fez muito sentido para as crianças do grupo, uma forma de produzir e cuidar de novos alimentos. E além de contribuir com o meio ambiente, teremos muitas hortaliças deixando nossa escola colorida e perfumada…VAMOS FAZER UMA HORTA!!!

Além de utilizar água, terra e as sementes, o cuidado diário foi o principal ingrediente…

JOAQUIM : “PRECISAMOS COLOCAR AS SEMENTES BEM LÁ NO FUNDO DA TERRA”.

SOPHIA: “DEUS NÃO FICA FELIZ QUANDO ALGUÉM PASSA FOME”.

LÍVIA V.: “PRECISAMOS COLOCAR TUDO COM MUITO CUIDADO PARA NÃO DESPERDIÇAR NADA!” .

“As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.).

Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.)…”

BNCC- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *