Construindo a nossa identidade

Como primeira atividade coletiva para o 1º ano A foi a escolha do nome do grupo, ou seja, a construção da nossa identidade. O processo de escolha do nome do grupo passou por várias etapas até a escolha.

As crianças participaram desse processo democrático de forma positiva, com autonomia e maturidade que a idade lhes permite, dando sugestões, discutindo entre si e aprendendo a lidar com as perspectivas pessoais e as do outro, além de refletirem juntos até a decisão final.

Escolhemos como tema “Animais da fauna africana” e selecionamos alguns nomes como leão, hiena, crocodilo, lêmure, girafa e elefante.

Fizemos investigações acerca de cada animal citado, as crianças assistiram vídeos de biólogos falando algumas curiosidades de cada um, como a altura, tempo estimado de crescimento, hábitos alimentares.  Após conhecerem um pouco sobre cada um deles, partimos para a escolha do nome propriamente dito e o eleito foi o “ELEFANTE”.

Ao final de todas as etapas, as crianças do 1º ano da professora Katia produziram um bastidor para a porta da nossa sala de aula.

Uma resposta para “Construindo a nossa identidade”

1. Que maravilhoso poder participar desse momento dos nossos filhos. Obrigada Colégio Cantareira pelo registro e por nos deixar mais próximos do dia a dia deles.