“Quando plantamos e colhemos, podemos ter comida.”
Isabella
Depois de alguns dias de chuva e frio, um dia bonito para fazer um plantio. Vaso, terra, sementes, pás e regadores foram organizados para receber as crianças que estavam empolgadas com o momento de plantar, mexer na terra e observar as sementes crescendo.
Neste projeto, as crianças do G5 conversaram sobre como imaginam que poderíamos acabar com a fome no mundo e a agricultura foi tema desta discussão.
Enquanto caminhavam até o pátio, a professora ouvia suas trocas em meio a curiosidades…
– Será que dá para plantar uma abóbora num vasinho? – pergunta João ao amigo Joaquim.
-Não, né?! Só se depois que a folhinha aparecer a gente plantar no chão, porque uma abóbora é muito grande!
Mas como organizar tudo para se fazer um bom plantio sem que as sementes se misturassem? A professora os questiona e Hayla diz:
– Temos que por cada coisa num cantinho.
– Boa ideia! – contempla a professora. – Porém temos apenas uma jardineira, como separaremos cada espacinho para cada plantio?
– Por plaquinhas! – antecipa Gabriella
– Sim, mas e dentro da jardineira, como podemos dividir esse espaço? – Problematiza a professora.
Faz-se um silêncio e Joaquim então sugere dividir com linha. Uma boa estratégia se fosse um local maior. Elas se olham sem saber como resolver essa situação.
– E se fizermos com pedrinhas? – sugere a professora.
-Isso! – anima-se João – E a gente pode pegar pedrinhas nas plantas lá do outro lado (referindo-se ao Fundamental). As crianças concordam e buscamos juntos as pedrinhas para preparar nossos vaso de plantios.
Organizando o plantio
Com as pedrinhas já colocadas e as plaquinhas organizadas para receber cada uma das sementes, as crianças foram desafiadas a tentar descobrir a partir da hipótese de leitura, qual seria cada uma das sementes para cada espaço.
Separados cada qual em seu lugar, iniciamos o plantio que rendeu muito cuidado, conversas e expectativas. Agora restava apenas a paciência para ver se a germinação ocorreria.
Não demorou muito e logo os pequenos brotinhos começaram a crescer, e os alunos do G5 A assim se revezavam para poder regá-los.
Elas foram crescendo e recebendo muito carinho das crianças, que se preocupavam em saber se a terra estava molhada, se o sol batia naquele espaço e se ninguém mexeria na terra.
Aos poucos uma a uma foi brotando e aparecendo, mostrando a todos que, com dedicação, podemos produzir alimentos que farão parte do cardápio familiar.
Esse projeto foi incrível! Propostas ricas, educativas e divertidas💜