EDUCAÇÃO INFANTIL

Respeito à infância e sua complexidade

Como o Cantareira pensa a
EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação infantil

Nossa proposta pedagógica tem como princípio o respeito com a infância e sua complexidade, assim, elaboramos um currículo inspirado em dois eixos estruturantes, o brincar e as interações.

Por meio de uma abordagem que valoriza a criança e suas linguagens, criamos um contexto de aprendizagem em que a escuta atenta do adulto nos processos investigativos e a documentação pedagógica dá visibilidade ao que é invisível aos olhos das famílias.

Contextos de aprendizagem

Uma das formas de garantir que a criação, a exploração e a descoberta por parte das crianças aconteçam e tomem corpo é planejando muito bem os contextos de aprendizagem na Educação Infantil pautados na BNCC, refletir sobre a intencionalidade nas propostas a partir da observação do adulto acerca do olhar genuíno das crianças em suas ações enquanto apreendem conhecimentos sobre o mundo.

Documentação pedagógica

Documentar os processos de aprendizagem através de breves relatos de falas, anotações, fotos e vídeos é parte da rotina dos professores na escola da infância e possibilita um resgate daquilo que passou despercebido naquele momento, permite o confronto de olhares e percepções sobre o fazer da criança por parte da equipe pedagógica, avaliando a proposta, o material utilizado e as intervenções ainda necessárias para a continuidade no planejamento.

Compartilhar esta documentação com as famílias no decorrer do ano dá a visibilidade a este trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica.

O brincar como principal linguagem

O brincar está presente no cotidiano da Educação Infantil, é a linguagem essencial da infância sendo este contexto aquele que permite à criança expressar emoções, vontades e ideias, a socializar-se com outras crianças lidando com as diferenças.

Projetos

O trabalho com projetos elaborados pela equipe pedagógica tem base nos interesses e curiosidades dos alunos, em aprendizagens significativas que contribuem para nosso currículo valorizando os campos de experiências e as múltiplas linguagens da infância através das interações com os pares, da musicalidade, da literatura, oralidade, arte, da escrita, do grafismo, da exploração e principalmente do brincar.

Construção da autonomia e da identidade

Dentro da nossa abordagem, desde o berçário, incentivamos a construção da autonomia e da identidade nas crianças contribuindo para que elas cresçam, conheçam a si mesmas e aos outros, que identifiquem-se como seres complexos, autônomos e capazes, com potencialidades e dificuldades, as quais são mediadas pelos educadores.

Dessa forma, desde cedo tornam-se capazes de lidar com as diferenças presentes no espaço coletivo que é a escola.

G2 a G5

• Período da manhã: 7h20 às 11h50