ENSINO MÉDIO

Formação integral, pensamento crítico e autonomia intelectual

Como o Cantareira pensa no
ENSINO MÉDIO

Formação integral e pensamento crítico

Desenvolver o pensamento crítico, a argumentação, a autonomia intelectual e o senso de cidadania são os focos do nosso Ensino Médio. Buscamos a formação integral prevista na BNCC com conteúdo forte e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos até essa etapa da escolaridade por meio de aulas dialógicas, projetos e avaliações interdisciplinares.

Formação básica geral, itinerários formativos e eletivas

Compõem o currículo da 1ª série do Ensino Médio, as disciplinas da Formação Básica Geral: Língua Portuguesa, Redação Literatura, Inglês, Educação Física, Arte, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia; os Itinerários Formativos por Área do Conhecimento e as disciplinas Eletivas, oferecidas no contraturno.

Para a 2ª e 3ª séries, o currículo segue a lei anteriormente vigente com as disciplinas da Formação Básica Geral: Língua Portuguesa, Redação Literatura, Inglês, Educação Física, Arte, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia e as disciplinas do Currículo Aprofundado, oferecidas no contraturno.

Os itinerários Formativos são estratégicos para a flexibilização da organização curricular do Ensino Médio, pois possibilitam opções de percurso para os estudantes.

Preparação para o enem e vestibulares

Realização de simulados mensais como oportunidade para os alunos vivenciarem processos de seleção de diferentes universidades e Enem, além de uma disciplina Eletiva obrigatória para a 3ª série que os preparará para os exames nas melhores faculdades.

Projeto de vida

Formação profissional

Ao longo do ano são desenvolvidas atividades cujo objetivo é orientar os alunos em suas escolhas profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho.

Expo Cantareira – Feira de Profissões

UNIEXPRO – Feira de Profissões

Congresso virtual

Simulação de ambiente diplomático

Como ajudar nossos alunos na escolha profissional?

Trabalhando autoconhecimento

Estimulando o desenvolvimento das habilidades do século XXI

Refletindo sobre as perspectivas do mercado de trabalho

Preparando um plano de metas que se orientem nas decisões