Ensino Fundamental 1

Trabalhamos na progressão e consolidação dos conhecimentos, desenvolvimento da autonomia intelectual, compreensão de normas e aprimoramento das relações

Como o Cantareira pensa no
ENSINO FUNDAMENTAL I
(1º ao 5º ano)

Ao longo do Ensino Fundamental os alunos se deparam com muitos desafios…

Que se iniciam com a alfabetização e se ampliam para o desenvolvimento do pensamento criativo, lógico e crítico. Durante estes anos, trabalhamos para a progressão e consolidação dos conhecimentos, desenvolvimento da autonomia intelectual, compreensão de normas e aprimoramento das relações (consigo, com os outros, com o mundo).

O texto escrito pelo aluno passa a ser objeto de estudo nas aulas…

Com a alfabetização, os alunos adquirem noções sobre o uso social da escrita e passam a fazer uso destes conhecimentos em diferentes contextos. A fluência na leitura, o aprimoramento da escrita e a construção de procedimento de revisor avança ao longo das séries com um trabalho sistemático e permanente de análise daquilo que se escreve.

As metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem

A partir de propostas como sala de aula invertida, o ensino por investigação e o trabalho de campo ou por projetos os alunos se engajam, envolvendo-se nos processos de aprendizagem, com posturas mais ativas na construção de saberes.com um trabalho sistemático e permanente de análise daquilo que se escreve.

O autoconhecimento e a percepção do outro constitui o aluno enquanto ser social

Nas séries iniciais as crianças lidam com a construção da consciência de que são seres coletivos. Começam a se tornar menos egocêntricas, lidar melhor com as frustrações e a perceber o outro. Assim, passam a resolver de forma mais pacífica os conflitos e desenvolver a empatia. Os projetos sociais atuam no desenvolvimento desta percepção sensível que favorece o convício social.

Um olhar próximo aos alunos que possuem dificuldades específicas de aprendizagem

Nas séries iniciais oferecemos o reforço em período oposto ao de aulas para os alunos que não alcançaram a média ao final do trimestre e investimos em oficina de leitura e escrita para os que estão em processo de alfabetização.

Profissionais e currículo escolar

Os professores que atuam nas séries iniciais possuem formação e fazem investimentos constantes em sua formação. A abordagem metodológica envolve aulas dialógicas pautadas no conhecimento prévio dos alunos e em situações problematizadoras apresentadas para gerar discussões no grupo, investigações e conclusões sobre os assuntos.

O currículo das séries iniciais do Ensino Fundamental se organiza a partir das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas (História e Geografia), Inglês, Arte, Educação Física, Música e Projeto “Ser e Conviver” em que trabalhamos a partir de textos, vídeos ou situações-problema o autoconhecimento, a autorregulação e a empatia.

Horário

1º ao 5º ano

  • Período regular:
    • manhã: 7h20 às 12h10
    • tarde: 13h20 às 17h50
  • Período integral: das 7h às 19h