Ensino Fundamental 2

Aprofundamento do conhecimento, aumento do repertório dos alunos

Como o Cantareira pensa no
ENSINO FUNDAMENTAL II
(6º ao 9º ano)

O enfrentamento de novos desafios

As séries finais do Ensino Fundamental envolvem o enfrentamento de novos desafios, sendo um deles a autonomia do estudante no processo de ensino e aprendizagem e para a tomada de decisões próprias. Nessa etapa escolar, há a ressignificação das aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, visando o aprofundamento e o aumento de repertório dos estudantes.

Orientação de estudos e projeto de vida

Nos 6ºs e 7ºs anos, investimos no trabalho de Orientação de Estudos, uma disciplina do currículo regular que tem por objetivo auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências que os auxiliarão na utilização de estratégias de estudo que melhor se adaptam à sua modalidade de aprendizagem.

Nos 8ºs e 9ºs anos, temos a disciplina Projeto de Vida que visa trabalhar o autoconhecimento dos alunos contribuindo para que eles identifiquem seus potenciais e interesses e desenvolvam estratégias para que alcancem seus objetivos e se realizem em todas as dimensões da vida.

Projetos sociais

Nessa fase de escolaridade, ocorrem transformações nas relações interpessoais e na autopercepção e ficam mais apuradas as capacidades de identificar sentimentos e pensamentos. A empatia, como competência importantíssima ao ser humano, é desenvolvida, indiretamente, por meio de projetos sociais que ampliam a visão de mundo dos nossos alunos a partir do momento em que passam a enxergar situações do dia-a-dia sob diferentes perspectivas.

Assembleia

Compreendemos que nessa fase de escolarização devem ser mais estimuladas as questões de independência, responsabilidade e protagonismo e, portanto, a Assembleia de alunos tem por finalidade a construção de valores como democracia, cidadania e diálogo a partir do momento em que os alunos discutem situações do cotidiano, buscando soluções para as questões emergentes.

Plantão de dúvidas

Os alunos do Ensino Fundamental – anos finais têm à sua disposição, gratuitamente, nas disciplinas de Português e Matemática, espaço aberto para esclarecimento de dúvidas.

Profissionais e currículo escolar

O currículo é composto pelas disciplinas da Formação Básica Geral: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Inglês, Ciências, Matemática, História e Geografia e da Parte Diversificada: Espanhol. Filosofia, Desenho Geométrico, Orientação de Estudos (6ºs e 7ºs anos) e Projeto de Vida (8ºs e 9ºs anos).

Profissionais qualificados desenvolvem aulas dialógicas pautadas na reflexão, projetos interdisciplinares, atividades participativas e simulados.

6º ao 9º ano

• 7h20 às 12h40/13h30