Parceria escola-familía

E ambientes preparados para o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos

Espaços de aprendizagem

As salas de aula, equipadas com computadores e projetores, não se constituem em espaço único de aprendizagem. Pelo contrário, são um dos espaços disponíveis para vivência das metodologias ativas. Veja na galerias outros espaços do Colégio Cantareira.

Parceria com as famílias

Educador e educando fazem o conhecimento surgir e ter significado; família e escola fazem a aprendizagem acontecer!

Estabelecer diálogo, criar pontes e tornar a experiência escolar o mais próxima possível das famílias é o nosso objetivo (engajar a experiência escolar aos conhecimentos prévios construídos em família).

Avaliação

Com foco na formação global do aluno e a partir da concepção de processo de aprendizagem, o processo de avaliação acontece em diferentes frentes:

diagnóstica: inicial,
• formativa: ao longo de cada trimestre,
• somativa: com a semana do provas, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, em cada trimestre.

A partir das dificuldades apresentadas, não alcançando a média trimestral, os alunos são submetidos ao processo de recuperação paralela para a retomada de conteúdos não aprendidos e a possibilidade de recuperação de nota (com algumas especificidades para cada segmento).

Na Educação Infantil e 1º ano a avaliação se dá por meio da documentação pedagógica, de relatórios, portfólios de projetos e mini- histórias, com os quais apresentamos as propostas trabalhadas na Educação Infantil e 1º ano, exibindo etapas e a intencionalidade contidas neste processo.

Educação Socioemocional

Buscamos o crescimento dos educandos, para que eles desenvolvam as suas potencialidades, as competências cognitivas, sociais e emocionais. Esperamos que se tornem pessoas que lidem com as suas próprias emoções, (construindo) possuam uma boa autoestima para serem crianças e adolescentes seguros, empáticos e resilientes nas situações de convivência dentro e fora do espaço escolar. É importante que sejam capazes de construir com autonomia os seus projetos de vida, que sejam adultos felizes e realizados.

Eventos

Momentos de interação e de integração fazem parte da cultura do Cantareira. Ao longo do ano, muitas são as atividades que buscam trazer a comunidade para dentro da escola, aproximando as famílias, estabelecendo redes de relações e compartilhando os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos.

• Cantareira em Movimento
  • Noite de Talentos