A importância dos projetos sociais na formação dos adolescentes

A escola, assim como a família, é o lugar de referência para formarmos os adolescentes para a
vida adulta.

A introdução dos projetos sociais na proposta pedagógica do Colégio Cantareira já acontece há
muitos anos. Quando refletimos sobre o que agrega um projeto social para os jovens, estamos
certos de que a partir do convívio com as pessoas assistidas pelas instituições parceiras, os
adolescentes conseguem sair do lugar em que ocupam atualmente, que é do ter para o ser.

Através das vivências, propiciadas pelos projetos sociais de cada série, nas diferentes realidades
em que eles perpassam, conseguem perceber através de situações concretas, que gestos de
carinho, solidariedade, doação de tempo e afeto, fazem uma diferença incrível na vida do outro.

Que quem aprende mais com estas trocas, somos nós, e não aqueles a quem estamos ajudando, e que o viés filantrópico não é tudo.

Que um projeto social não é só um projeto assistencialista, e sim, fazemos campanhas
solidárias, porém o nosso amor e o tempo dedicado é o que ficará impregnado em nossas vidas.

A cada dia que nos reunimos para uma ação, ao final, os nossos corações saem
massageados e os nossos adolescentes percebem concretamente que podem sair dos celulares,
e de uma realidade distante que são as redes sociais, e estar perto de pessoas que realmente
precisam.

Eles conseguem sentir de perto, o que é o aprender a ser e a conviver, e junto com os amigos
desenvolvem muitas competências socioemocionais.

Aprendem juntos a trabalhar em equipe, porque planejam juntos as ações de cada projeto.

Conseguem perceber que pessoas precisam de pessoas, e que precisamos respeitar e ouvir o
outro, com a escuta do coração. As experiências levadas para a vida, as alegrias e preocupações compartilhadas com amigos, e acima de tudo falarmos de emoção e de sensibilidade.

Precisamos de algo que realmente faça sentido para eles, e o protagonismo faz parte de tudo
isso. Estamos engatinhando nesta direção, porque educar é um processo que nunca termina e crescer é um grande desafio.

Rosangela Bernardes
Psicóloga Escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *