Aprendizagem significativa

Como parte da nossa metodologia, focamos na aprendizagem significativa, aquela em que o aluno incorpora novos conteúdos às estruturas de conhecimento que já possui, ou seja, seus conhecimentos prévios. 

Nesse contexto, a proposta pedagógica do Colégio Cantareira constitui um compromisso com o desenvolvimento global de seus educandos e objetiva um olhar abrangente para o desenvolvimento das competências – e dos aprendizados. 

Esses são alguns dos nossos princípios pedagógicos:

  • Construção da autonomia;
  • O desenvolvimento de uma atitude de investigação, reflexão e crítica frente ao conhecimento;
  • A utilização das diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo de maneira crítica e criativa;
  • A construção de novos conhecimentos e novas formas de interferir na realidade por meio do desenvolvimento de habilidades e competências;
  • A construção de competências para atuar no mundo do trabalho;
  • A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria educação;
  • O exercício da cidadania, a participação social e política e a transformação crítica, criativa e ética da realidade social.

Ao se pensar em uma concepção de educação que tem como finalidades educativas as apresentadas acima, acabamos por delinear o sujeito que queremos formar e, portanto, cumprimos nosso pressuposto a formação humanista e global dos estudantes. 

Dessa forma, o Colégio Cantareira busca uma educação pautada em objetivos claros e concretos, que de fato possibilitem o desenvolvimento dos alunos. O objetivo final é atuar na formação de alunos para o pleno exercício da cidadania, detentores de conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *