O Colégio Cantareira tem como concepção de aluno a pessoa integral com cinco dimensões que devem ser contempladas no decorrer de sua vida escolar: cognitiva, emocional, social, biológica e espiritual.
Acreditamos que, desde o nascimento, cada indivíduo elabora seu conhecimento do mundo construindo esquemas e estruturas de pensamento que o levarão a uma capacidade cada vez maior e mais sofisticada de compreender e responder às demandas da realidade. Assim, o desenvolvimento cognitivo é entendido nessa abordagem como desenvolvimento global do indivíduo e não apenas intelectual.
Diante dessa concepção e considerando a importância do desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, é importante que os alunos:
- Façam uso dos conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para conseguirem resolver demandas complexas da vida cotidiana;
- Tenham uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades;
- Se formem em valores dentro da escola e sejam estimulados às ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana;
- Tenham igualdade de oportunidades para que possam se desenvolver dentro de suas potencialidades.
Nessa concepção de “criança” prioriza o acolhimento e o respeito ao “sujeito” (e seu modo de ser e estar no mundo) como princípios que contribuam com sua capacidade de desenvolver maior autonomia nas interações com o outro, com o espaço e com os adultos.
Desta forma, na Educação Infantil, ela vivencia possibilidades de conhecer a si mesma, construindo sua identidade, enquanto vai adquirindo habilidades sociais no convívio, através do diálogo e da comunicação verbal, da negociação, da colaboração e da mediação do adulto. O papel do mediador é valorizar os conhecimentos já vividos e aquilo que a criança é capaz de construir sozinha enquanto se constitui como um ser social.
No Ensino Fundamental, anos iniciais, esse trabalho sustenta-se sobre 3 eixos estruturantes:
- Autoconhecimento: olhar para o interior, refeletir sobre as próprias ações, compreender os próprios pensamentos, pensar com autonomia para tomar decisões conscientes e responsáveis.
- Propósito transformador: desenvolver atitude inspiradora e ousada para perseguir seus sonhos e transformar o seu entorno.
- Método inovador: compreender como adotar decisões corretas pautadas na ética e na consciência ambiental e social.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, esse trabalho acontece transversalmente, por meio do diálogo existente entre os aspectos conceituais e atitudinais, abordados nos diferentes componentes curriculares.
Pesquisas já comprovaram que aspectos emocionais influenciam mais no processo de aprendizagem do que habilidades cognitivas. Pessoas com competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade para aprender.