No dia 18 de maio (sábado), das 9h às 12h, acontecerá no Colégio Cantareira, a Feira Cultural, momento no qual os(as) alunos(as) da Educação Infantil ao Ensino Médio compartilharão com as famílias e demais colegas do Colégio os percursos de aprendizagem vivenciados neste projeto tão importante.
O tema deste ano, “África – o berço da humanidade”, dá a oportunidade, para os familiares e demais participantes, refletirem sobre a presença das culturas de matrizes africanas na formação do povo brasileiro e as mais variadas manifestações presentes nesta cultura.
Fique por dentro dos temas desenvolvidos por cada turma:
TURMA | TEMA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
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PI | Obras literárias: “OLELÊ uma antiga cantiga da África” “Bruna e a galinha d’Angola” “Doze Brincadeiras Indígenas e Africanas” | Explorar e destacar a riqueza da cultura africana e afro-brasileira permeada por suas brincadeiras e diversas manifestações artísticas. Contribuir para o enriquecimento cultural das crianças de 2 e 3 anos de idade. Abordar não apenas as brincadeiras, mas também a influência africana na culinária, nas cantigas e na literatura infantil. |
G4 | Obra literária: “Eu não sei de qual África veio o meu bisavô!” | Repertoriar as crianças de 4 anos sobre a riqueza da cultura afro-brasileira; Promover o respeito à diversidade, valorizar a herança dos povos africanos e ampliar a compreensão de sua influência na cultura brasileira. Com um enfoque especial na música popular brasileira (MPB), desde os instrumentos até sua musicalidade, além da literatura e da culinária. |
G5 | Obra literária: “Doze Brincadeiras Indígenas e Africanas” “Ganga Zumba” | Promover a valorização da cultura, da verdadeira história e da influência africana na cultura brasileira; Promover a quebra de estereótipos. Explorar e destacar a riqueza da cultura dos países africanos como culinária, contextos geográficos e históricos. Despertar nas crianças o respeito pela diversidade. |
1º ano | Obra literária: “O Pequeno Príncipe Preto” | Desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a valorização da cultura africana e afro-brasileira; Conhecer saberes presentes na cultura dos povos africanos; Conhecer biografias de personalidades africanas; Reconhecer as contribuições da cultura africana para o desenvolvimento do saber universal durante tempo e espaço diversos; Valorizar as contribuições da cultura africana; Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico- cultural. |
2º ano | Obra literária: “Contos de Baobá” | Conhecer novas palavras e sinônimos, buscando seus significados e construindo um glossário; Conhecer paisagens diferentes da nossa Savana; Refletir sobre os acontecimentos e ensinamentos que cada uma das histórias traz; Descobrir o que é um Baobá e sua história dentro da África; Trabalhar com a construção de textos de forma a organizar as ideias, respeitando sequências de fatos e fazendo uso dos conhecimentos que forem adquirindo dentro das questões linguísticas. Descobrir quais animais fazem parte da Savana e que não são encontrados nas florestas brasileiras; Vivenciar brincadeiras originárias da África; |
3º ano | Obra literária: “Outros contos africanos para crianças brasileiras” | Localizar geograficamente os paises; Conhecer um pouco sobre costumes, curiosidades e animais típicos; Investigar sobre os animais africanos Galinha D’angola e Chacal; Ouvir outros contos africanos que tragam elementos sobre a cultura do país; Conhecer e realizar brincadeiras típicas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe. |
4º ano | Lendas da África | Conhecer e valorizar a cultura africana e suas contribuições para a constituição do povo brasileiro; Ampliar o conhecimento acerca do modo de vida africano; Compreender o significado que as máscaras africanas carregam; Desenvolver a criatividade artística na produção de máscaras africanas. |
5º ano | O que há de África em nós | Conhecer as características geográficas do continente africano; Compreender a importância e relevância da cultura afro-brasileira como forma de conhecer o passado; Identificar o samba como um ritmo de música de origem africana bem como conhecer os instrumentos como atabaques, tambores usados nas comemorações; Analisar obras que retratavam o cotidiano dos escravos no Brasil no início do século XIX; Produzir arte inspirados no povo e cultura Iorubá. |
6º ano | Animais africanos | Identificação de animais africanos Caracterização dos animais |
7º ano | Brasil-Afro | Características geográficas e naturais do continente africano; Origem africana dos povos que integraram o processo de escravidão no Brasil; Saberes dos povos africanos e expressão na cultura brasileira; Evidências e importância da poesia SLAM nos processos de construção e execução em Português e Inglês. |
8º ano | Afrofuturismo: África ontem, hoje e sempre | Afrofuturismo; Estética africana. Filosofia africana; Racismo; Produção audiovisual e literária de autores negros. |
9º ano | Vozes Ancestrais: Desvendando o passado, criando o futuro. | Poema Navio Negreiro de Castro Alves; Música Navio Negreiro do mestre Toni Vargas; O que são sankofas, adrinkas (significados e origem); A rota diáspora africana; Afrofuturismo; A Lei do Estudo da África (10.639/03); Identidade, Alteridade e Diversidade. |
1º M | Culinária Preta | Fome na África; Composição química dos alimentos; Necessidades nutricionais; Literatura e cultura africanas |
2º M | Estrelas e Personalidades Africanas – África ontem, hoje e sempre | Biografia de personalidades africanas; Contribuição da cultura africana para o desenvolvimento do saber universal em tempos e espaços diversos. |
3º M | Ciências e Tecnologias africanas | Racismo científico; História da ciência africana; Tecnologias africanas pioneiras; Contribuições africanas para a ciência, tecnologia e desenvolvimento na América; Calendário Africano. |
Arte visual | Arte Africana | 6ºs anos: Brincadeiras 7ºs anos: Máscaras e seus significados 8º an: Cultura – Lendas, ritmos e cantos 9ºs anos: Influência da Arte Africana na Arte Moderna 1M: Arte Muralista 2M: Paisagens, figurinos e olhares africanos 3M: Arte contemporânea |
Contamos com a presença de todos!
Excelentes temas para cada turma! Muita qualidade. Como pessoa negra, fico feliz demais ver um tema desse ser abordado de forma respeitosa. Parabéns! Inclusive me deu várias ideias de obras para comprar pra casa.