Semana Pedagógica 2024

Para tanto, ao longo da semana, os professores assistem a palestras e participam de dinâmicas cuidadosamente planejadas pela equipe de Coordenação Pedagógica. São convidados profissionais especializados para falar com o corpo docente. Estamos abertos a receber profissionais de fora para auxiliar a orientar e trazer as inovações e transformações que a escola precisa viver”, ressalta Luciana Silva, coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Buscamos profissionais que tragam conteúdo rico e possível de ser aplicado na rotina de sala de aula. Além disso, optamos por atividades com metodologias ativas para maior envolvimento dos professores”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental 2 e Médio, Soraya Andrade.

No primeiro dia de atividades, a palestrante convidada Sandra Scapin – pedagoga e cofundadora do Núcleo de Formação de Educadores EducAtuar, falou sobre Educação Positiva e Comunicação Não Violenta, levando à reflexão dos professores sobre como agir diante de desafios em sala de aula. “Foi uma participação importante para que os professores tenham um olhar diferenciado ao se depararem com os conflitos dentro de sala de aula”, explica Soraya.

Ao se falar de comunicação não violenta uma palavra se torna evidente: respeito.

No segundo dia, o neurocientista Fernando Lauria abordou o tema da Inclusão Educacional, e salientou a importância do olhar cuidadoso sobre o tema e as diferenças entre os alunos, explicando o que são transtornos, distúrbios e dificuldades.

“Independentemente de termos alunos de inclusão ou não, a diversidade existe e é importante que possamos enxergá-la, que possamos respeitá-la e, acima de tudo, que possamos acolhê-la. Momentos como este fazem com que nos tornemos multiplicadores de conceitos que são muito importantes na construção de um mundo mais humano”, diz Fernando.

Outra etapa da Semana Pedagógica é a leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. “Esse é um documento importante, um mapa que guia nossa escola. Ele estabelece os parâmetros, dá diretrizes e define nossas metodologias de ensino”, explica a diretora Regina Santini.

Para este estudo, foi utilizada a metodologia World Café, um processo baseado no diálogo entre os profissionais – divididos em grupos mistos com professores de todos os segmentos, que proporciona trocas importantes de experiências. O estudo deste documento será revisitado no segundo semestre do ano.

Na Semana Pedagógica ainda são feitos trabalhos específicos para cada segmento educacional, sob a liderança das coordenadoras. Para a Educação Infantil, o momento é de preparar novos projetos e ressignificar os antigos, já que “a cada ano vamos nos nutrindo de novas possibilidades e ideias, sob o olhar de uma equipe cada vez mais engajada”, salienta Luciana.

Já no Fundamental 1, as professoras se reuniram em parceria para as trocas importantes relacionadas às necessidades específicas de cada aluno de inclusão e fizeram uma leitura detalhada do dossiê de cada um destes alunos que implicará na construção de um Plano de Ensino Individualizado. Além disso, reuniram-se em equipe para discutirem junto à coordenadora Cristine, alguns procedimentos e estratégias importantes para a prática pedagógica de 2024.

No Ensino Fundamental 2 e Médio, o foco é em estratégias diferenciadas para trabalhar em sala de aula, a finalização do projeto interdisciplinar deste ano, o alinhamento dos projetos sociais e a elaboração de material adaptado para alunos de inclusão.

Assim, tendo como temáticas centrais o desenvolvimento socioemocional dos alunos, através da disciplina positiva e as práticas de inclusão dentro dos espaços escolares, a equipe pedagógica é chamada a participar e contribuir para a construção de uma escola cada vez melhor. “A partir de assuntos tão importantes, vamos tecendo caminhos e pensando nas estratégias e nas melhores intervenções para ajudar as crianças e os adolescentes a se desenvolverem”, enfatiza Cristine.