Oficinas Maker e Multimeios

No Colégio Cantareira acreditamos que cada aluno pode ser protagonista de suas aprendizagens a partir da mediação do professor e das inúmeras possibilidades de criação oferecidas em nossa proposta pedagógica.

A Cultura Maker e multimeios chega este ano para oferecer aos alunos do G4 ao 5º ano um espaço colaborativo e repleto de possibilidades, com vivências nas quais os alunos serão autores e criadores de objetos e materiais de comunicação com as próprias mãos, já que uma das ideias desde movimento é o “FAÇA VOCÊ MESMO”, estimulando a construção de habilidades importantes como desenvolvimento do raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe.

São aulas de incentivo à busca, solução de problemas e de produção de revistas, jornais e rádio que divulguem informações fazendo com que a comunicação flua melhor dentro e fora da escola.

Além disso, dentro da abordagem com multimeios o objetivo é mediar atividades de introdução às linguagens básicas de programação, organização de conteúdos didáticos em diferentes plataformas educativas e publicação em linguagens diversas ao longo do ano letivo.

E, como a cultura maker tem ligação direta à reciclagem e reutilização de materiais, estas aulas irão de encontro com os temas dos projetos deste ano “Metas para um desenvolvimento sustentável” a partir dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e “Você, o empreendedor do futuro”.

Assim, trabalhando de forma interdisciplinar, damos mais sentido às aprendizagens e contribuímos com a maior concentração e interesse das crianças. Essas aulas serão ministradas uma vez na semana, podendo ser usados espaços preparados para as interações coletivas e criativas através da capacidade de cada aluno de empreender e de serem autores de suas produções.