SOBRE O PROJETO

Faz parte da missão do Colégio Cantareira, e portanto do que nos move, educar para a formação de pessoas responsáveis, com fortes valores humanos e respeito às diferenças entre indivíduos e grupos sociais. Por isso, os projetos sociais têm grande importância ao longo dos nossos 40 anos.

Saiba mais sobre a importância dos projetos sociais na formação dos adolescentes

Neste ano, as ações dos projetos sociais se darão em etapas, ao longo de todo o ano, com a participação de alunos voluntários dos 6º, 7º, 8º e 9º anos. É uma ótima oportunidade para, além do exercício da solidariedade, aprendizado para nossos alunos.

“Tenho observado nos alunos voluntários, protagonismo nas ações, empatia, autonomia, trabalho em equipe e muito mais. O trabalho e parceria dos professores também é fundamental, seja como apoiadores, mediadores ou ponto de contato da escola com os alunos voluntários.”

Rosângela, psicóloga escolar e coordenadora dos Projetos Sociais do Colégio Cantareira

Neste ano, vamos trabalhar com três instituições, da seguinte forma:

PROJETO EDUCAÇÃO, ACOLHER E APRENDER A LIDAR COM AS DIFERENÇAS

A partir das interações entre os alunos do 6º ano e os alunos assistidos pela instituição “Recanto Nossa Senhora de Lourdes”, o projeto busca diminuir o distanciamento, o preconceito e as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam ao se integrarem na sociedade.

A primeira etapa, com sensibilização com vídeo, dinâmica de grupo e levantamento de ideias com os alunos para o desenvolvimento do projeto, já foi concluída. No dia 28 de abril, no auditório da escola, os alunos da instituição encenaram a peça de teatro “O Homem de La Mancha”  e foram acolhidos com apresentações de músicas de nossos alunos e um lanche afetivo comunitário.

PROJETO FLORESCER, AMAR E CUIDAR

Os alunos do 7° ano trabalharão com a revitalização da Praça Aníbal Gomes, no entorno da escola.

Após sensibilização com vídeo e dinâmica de grupo, os alunos levantaram as ideias para o desenvolvimento do projeto. Numa próxima etapa, farão uma entrevista com a ex-aluna da escola, Débora, hoje estudante de Gestão Ambiental na USP.

PROJETO GERAÇÃO

Os alunos voluntários do 8° ano trabalharão com as idosas do “Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanan”, para o fortalecimento das relações interpessoais entre as diferentes gerações e promoção da troca de experiências entre os dois grupos.

A primeira etapa do projeto já foi concluída: sensibilização com vídeo e dinâmica de grupo e levantamento de ideias com os alunos para o desenvolvimento do projeto.

Outras etapas, já em andamento, são:
– visitas à instituição, para as entrevistas com as idosas e levantamento de suas histórias de vida, e
– a partir das histórias coletadas e do estabelecimento de vínculos, os alunos irão escrever  cartas a serem enviadas para as idosas.

PROJETO AMIGOS DA CRECHE

Os alunos voluntários do 9º ano trabalharão com as crianças da “Creche Perizinho”, para uma vivência de uma realidade diferente daquela em que eles estão inseridos.

Os alunos já assistiram vídeo e participaram de dinâmica de grupo para levantamento de ideias para o desenvolvimento do projeto. Também já realizaram uma primeira visita à creche, oportunidade em que puderam interagir com as crianças e entrevistar a equipe gestora da instituição.

Durante o ano, os alunos farão novas visitas à creche, acompanhados dos professores parceiros (Klaus, Katia e Marlene), no período da tarde, para a integração com o tema da Mostra Cultural.
Aqui neste espaço, você vai ficar por dentro de tudo o que vai acontecer neste ano.
Juntos somos mais fortes!